Existem diferenças entre vender para um consumidor final e vender para outra empresa, e conhecer e entender as diferenças entre esses dois processos é fundamental para o sucesso de um vendedor.
Aqui, falaremos mais sobre as vendas B2B e te auxiliaremos a colocar esse modelo em prática da melhor forma possível.
B2B é o modelo business to business, que, em português, significa “de empresa para empresa”, ou seja, são empresas que prestam serviços para outras empresas, por exemplo:
Agências de marketing que trabalham para empresas de inovação e tecnologia ou atacadistas que vendem para lojistas de varejo.
Para alcançar o sucesso nesse modelo de vendas, é preciso compreender alguns processos e colocá-los em prática de forma correta.
Abaixo, explicaremos como as etapas de uma venda deve acontecer:
Ao invés de apenas esperar o contato de clientes, as estratégias de prospecção ativa consistem em conquistá-los através de pesquisas e contatos.
Descubra o seu público, e, a partir disso, entre em contato apresentando propostas e criando uma lista de clientes que realmente têm interesse no seu negócio.
CRM é a sigla de Customer Relationship Management, que, em português, é a “gestão de relacionamento com o cliente”.
Trata-se de um software para registrar e analisar todas as ações realizadas durante as vendas de uma empresa e ter controle desse processo comercial, permitindo visualizar e entender exatamente o desempenho dos vendedores.
Dominar o funil de vendas faz com que o comercial entenda o comportamento dos consumidores e saiba exatamente quais são as fases da negociação, e, com isso, é possível melhorar a qualidade da negociação em alguma fase específica que demande atenção.
O Inbound marketing é o famoso marketing de atração, que usa estratégias de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais para atrair o público.
As estratégias podem acontecer através de publicidades online, em vídeos, blogs, newsletter, ebooks e mais.
Um grande problema são as empresas que investem em marketing buscando resultados, porém, não possuem departamentos comerciais, ou, quando possuem, deixam cada vendedor trabalhar como quer, não registrando as etapas e as ações realizadas.
O processo comercial vai determinar o padrão que cada vendedor deve seguir e como ele deve agir em cada parte da venda, criando um modelo e aumentando a produtividade.
Sem autoridade, o seu produto ou serviço será avaliado apenas pelo preço, podendo, muitas vezes, ser descartado por não entenderem o real valor do trabalho.
Por isso, invista em produção de conteúdo para gerar autoridade no mundo digital.
De nada adianta criar estratégias se você não possui o seu cliente ideal. Então, entenda exatamente qual público deseja atrair e crie suas estratégias direcionados a eles.
A 23 Studios é uma agência de marketing digital que pode te auxiliar nesse trabalho.
Entre em contato e saiba mais como podemos ajudar o seu negócio a ser uma autoridade no mundo digital!
Todos os dias, somos estimulados a realizar diversas ações, e no marketing digital esses estímulos são chamados de CTA.
É bem provável que você já tenha visto ou ouvido essa sigla em algum momento, mas sabe o que ela significa? E como utilizá-la corretamente? Vamos lá!
CTA é a sigla de Call to Action, que, em português, significa “chamada para ação”. Ou seja, trata-se de uma chamada, um estímulo, para conduzir o público a realizar uma determinada ação que você precisa que ele faça, como realizar uma compra, baixar um material, responder a perguntas ou enquetes e mais.
Porém, não basta apenas pedir para que o público se inscreva em sua newsletter, por exemplo, é preciso de criatividade e personalidade; para surtir o efeito esperado, o CTA precisa ser utilizado de forma correta, se não, não haverá cliques ou conversão e sua estratégia vai por água abaixo.
Como apontado anteriormente, os CTAs aumentam o tráfego nos sites, aumentam as vendas e os leads. Por meio deles, também é possível ter informações de usuários, acompanhando toda as jornadas dentro do funil de vendas.
O CTA pode ser utilizado de várias maneiras, de acordo com o objetivo que você deseja alcançar. Alguns exemplos são:
No decorrer do texto ou no final, você pode adicionar uma chamada para alguma ação que faça sentido com o texto. Por exemplo, em um texto que tem como tema “como vender melhor no Instagram”, é possível adicionar uma chamada para o download de um ebook sobre o mesmo assunto, que irá agregar ao usuário que está ali buscando por informações.
Com certeza no começo, no meio ou no fim de algum vídeo, você já viu o criador de conteúdo dizendo “se inscreva no canal, deixe o like e ative o sininho para receber notificações de novos conteúdos sobre esse e outros assuntos”, certo? Essa é uma maneira de CTA que todas as pessoas que produzem vídeos utilizam.
Outra maneira de utilizar CTA, ainda em vídeos, é adicionar cards promocionais clicáveis ou banners clicáveis (disponíveis no YouTube).
Nas redes sociais existem diversas maneiras de utilizar o call to action, seja por meio de enquetes, perguntas e testes nos stories (do Instagram), de “clique no link”, “arraste para cima”, “saiba mais”, “experimente grátis” e muito mais. Além disso, é possível, também, fazer perguntas nas legendas, que estimulam a interação do público nos comentários.
Adicione alertas de materiais, inscrições de newsletter e mais na tela do usuário que está navegando pelo seu site, seja aquelas que aparecem no centro da tela, no rodapé ou nos cantos inferiores e superiores. Porém, fique atento para não adicionar alertas demais, pois o usuário pode se sentir incomodado e sair de seu site. Faça alertas certeiros e criativos.
A 23 Studios é uma agência digital que desenvolve trabalhos de consultoria e assessoria para empresas que desejam melhorar sua performance na internet. Para saber mais, contate nossa equipe!