A Jornada da Venda perfeita seria uma linha reta, mas a verdade é que nela existem muitas curvas. E é sobre elas que vamos falar agora.
A trajetória do consumo é feita de várias etapas invisíveis, mas tão reais quanto o ar que você está respirando agora. Nem sempre acontecem na ordem que falaremos adiante, o você precisa saber agora é que elas existem e como elas funcionam.
Quando o cliente descobre que tem um problema, ele parte em busca de uma solução. E é aí que sua marca entra em ação. Da busca ao consumo ele vai:
De forma passiva ou ativa, ele vai descobrir quais são as empresas que resolvem o problema que ele/a quer resolver
Agora que ele/a já as conhece, ele vai selecionar as melhores, buscando no seu cérebro experiências passadas que o ajudarão a decidir, separando quais marcas continuarão fazendo parte das opções de consumo
Após selecionar as melhores opções, o futuro cliente gosta de de ter convicção de estar fazendo uma boa aquisição, por isso ele conversa ou pesquisa mais sobre a empresa, obtendo informações para o assegurar antes de tomar a decisão de compra que fará uma boa escolha
Aqui nessa fase que muitas empresas pecam, porque acham que o cliente agora está somente preocupado com o bem ou serviço que irá usufruir.
Mas a verdade é que, na mente dele ainda estão sendo consideradas todas as experiências relacionadas ao ato da compra, por exemplo, o atendimento, o relacionamento, quem ele recorre se o produto ou serviço não entregar aquilo que ele esperava.
Se você for negligente nessa etapa, provavelmente perderá grandes chances de realizar novas vendas para o mesmo cliente ou para outros que ele vier a indicar.
Todo seu trabalho tem uma recompensa muito maior que a venda inicial quando você chega nessa fase. Porque a influência que o cliente exerce sobre outros possíveis compradores é tão ou mais forte que qualquer outro trabalho de publicidade que você venha a fazer paralelamente às estratégias que você trabalhou em cada uma dessas fases.
Por isso, vale a pena todo o esforço de ajudar o cliente a percorrer os caminhos que muitas das vezes são tortuosos, nem sempre possuem linhas retas.
E então, agora que você já sabe mais sobre os caminhos que seu futuro cliente percorre antes, durante e depois das vendas, o que você acredita que ainda falta para que esse jornada seja cada vez melhor?
Na 23 Studios, nossa equipe de assessoria leva marcas a sério, realizando consultoria e assessoria para ajudar sua marca a estar cada vez mais perto dos seus clientes. Clique no link abaixo e venha conversar com a gente!
Saber como se destacar no meio digital pode te ajudar e muito a melhorar (ou manter) a comunicação do seu negócio e fortalecer sua marca.
Entenda e saiba como.
Hoje, graças à internet, pessoas do mundo todo podem se conectar e realizar negócios.
No meio digital, no entanto, dependendo da forma como são posicionadas, marcas podem se confundir ou se destacar.
O meio digital compreende um ambiente de troca de informações em formato eletrônico (números, letras, caracteres), onde são inseridos e compartilhados diferentes tipos de conteúdo, que proporcionam interação entre as pessoas à distância.
No meio digital há diferentes tipos de canais, tais como:
Cada meio ou canal digital possui objetivos e formas de interação diferentes, mas falaremos disso em outra oportunidade.
Antes de abordarmos estratégias para diferenciação da marca, falaremos um pouco sobre o que inicialmente torna uma marca diferente das outras e, portanto, um destaque no oceano azul.
Embora sua ideia seja única e o modelo de negócio seja inovador, é preciso entender porque a empresa foi criada, ou seja, sua missão.
Compreender o motivo de sua criação facilita as tomadas de decisão quanto às ações a serem realizadas diretamente e indiretamente pela empresa.
Sabendo sua missão, será mais fácil realizar o planejamento antes de cada ação no meio digital, tanto para campanhas abrangentes ou específicas, tornando a jornada da marca cada vez melhor.
Por isso, pense:
Os valores que minha empresa defende ou representa fazem parte das ações dela, a ponto de tornar minha marca melhor, e portanto realmente diferente?
Dependendo da resposta, será um ponto de partida para um melhor gerenciamento dos riscos que podem comprometer o crescimento da marca.
A partir de então, ações estratégicas de marketing eficientes poderão então ser aplicadas, tais como criação ou atualização de:
Resultados cada vez melhores, assim como um tesouro, podem estar escondidos na estratégia de diferenciação da marca.
Destacar-se é, antes de tudo, ser diferente. Pode significar estar à frente da concorrência, mais perto dos seus consumidores, portanto, ainda mais perto das suas vendas.
Portanto, o meio digital, tal qual prédios ou casas abrigam diferentes pessoas com necessidades e desejos diferenciados, sua marca pode e deve se destacar, se quiser preservar-se viva na mente e no coração de quem a conhece.
Quer saber mais sobre como a 23 Studios pode te ajudar a destacar sua marca? Fale conosco!