A jornada das marcas é uma trajetória que se inicia a partir de uma ideia que tende a crescer, amadurecer e se consolidar.
Tornar-se uma marca amplamente conhecida, consumida e diferenciada deve ser o alvo das melhores empresas, e o marketing, em conjunto com os demais departamentos, tem papel importante nessa jornada.
Agregar valor aos produtos e serviços oferecidos além de afastar as marcas de serem percebidas como “commodity“, afastam-nas do perigoso “oceano vermelho” das vendas.
As diversas atividades executadas por uma equipe de marketing incluem:
(KELLER & KOTLER, 2012)
Atividades como essas, alinhadas com outros membros da equipe, com base em um planejamento estratégico bem formulado, ditam o ritmo da jornada das marcas.
O confinamento causado pela pandemia (COVID-19), empresas e pessoas passaram a se relacionar à distância, impulsionando a comunicação digital.
Esse novo acontecimento acrescentou na jornada das marcas ações relacionadas a canais digitais como YouTube, Instagram e Facebook.
Portanto, participar da realização de eventos de transmissão ao vivo se tornou o “novo normal” para muitas marcas.
Porém, será que quando o isolamento social reduzir, como já vêm acontecendo nos Estados Unidos e em países e continentes, o que isso significará?
É um questionamento que vale a pena ser feito.
A internet e os smartphones facilitaram e ampliaram a quantidade de pessoas online. Tais fatores estimularam e continuarão a propiciar um ambiente de comunicação digital para marcas e pessoas.
Todavia, ações de marketing não deverão se limitar ao online. À medida em que houver redução do isolamento social, muitas pessoas desejarão se participarem de eventos como:
Com isso, é preciso considerar estratégias de marketing variadas e que envolvam conexões físicas e digitais.
Um exemplo prático é o marketing no ponto de venda, que vem sendo aplicado em totens (dispenser) para álcool gel em supermercados.
Para marcas que já realizavam ações de ponto de venda, essa nova abordagem criativa têm gerado para muitas resultados favoráveis, dependendo é claro de outros fatores envolvidos nesse tipo de ação.
No entanto, antes de pensar em fazer o mesmo, o melhor é considerar qual fase sua marca está na jornada, antes da realização de novas ações de marketing.
Assim como as pessoas mudam, as marcas precisam ter um olhar voltado constantemente para si mesmas.
Nessa jornada, o marketing pode contribuir para entender o dia-a-dia da persona e como o meio e suas relações impactam nas percepções e interações com as marcas.
Por outro lado, cabe às marcas que querem avançar no mercado entender, analisar e executar ações de marketing de forma eficiente.
Sendo assim, jornada das marcas será favorável quando, durante o trajeto, marcas e personas cultivarem um relacionamento duradouro, de retroalimentação, com troca de informações relevantes para o crescimento de ambas.
Gostou deste artigo? Cadastre-se para receber mais novidades!
Referência bibliográfica: KOTLER, Phlip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing: 14. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.