Você quer saber como criar Copy? Primeiro, Copywriting – ou Copy – é um termo que pode ser definido como uma forma persuasiva de escrever com objetivo de convencer o leitor a realizar uma determina ação, como baixar um material, cadastrar e-mail em uma lista ou fazer uma compra. É um conceito bastante utilizado no marketing digital, já que ajuda com que os clientes se mantenham engajados e apresenta seu produto ou serviço como uma solução ideal para o público.
A copy e o marketing de conteúdo caminham lado a lado, tendo em vista que ela possui a função de converter e ele de informar; enquanto um orienta pelo caminho desejado, o outro estreita a relação entre marca e cliente.
Ela precisa ser bem elaborada para que quebre objeções que os clientes têm em relação ao seu serviço ou produto. Ou seja, ela tem a necessidade de persuadir aquele visitante, passando confiança, de que seu produto possui qualidades que ele deseja e que não haverá arrependimentos ao realizar aquela compra.
É claro que a copy não serve apenas para as vendas. Como dito anteriormente, ela também pode fazer com que o usuário cadastre seu e-mail em uma newsletter ou baixe um material (como, por exemplo, um e-book ou um curso).
Um texto bem escrito atrai público, aproximando as pessoas das marcas, já que essas se sentem mais confiantes em adquirir o que está sendo divulgado. Além disso, um texto bem escrito também possibilita um bom posicionamento no Google, como já abordamos em um artigo anterior, o que faz total diferença para que sua marca alcance mais pessoas.
Dicas para criar uma boa copy
Fique longe dos erros: fique atento aos erros – erros de escrita, falta de tema bem estabelecido e poucas informações – ao longo do texto e não os cometa! Leia nosso artigo sobre os principais erros ao se escrever um texto e se atente sempre a eles.
Conheça seu público: em primeiro lugar, saiba exatamente qual o seu público. Com isso, será possível criar um material bem direcionado para ele, estando presente no canal que ele mais utiliza, usando a linguagem adequada e oferecendo a ele pontualmente o que ele deseja.
Saiba quais são as restrições: sempre há restrições, como assuntos polêmicos, ao escrever algo, então, procure saber quais são elas para que elas não entrem em seu texto.
Utilize gatilhos mentais: esses gatilhos são mecanismos cerebrais que agilizam o processo de decisão do cliente. Por exemplo, a prova social é uma tendência a partir do comportamento de outras pessoas, a escassez serve para mostrar que aquilo que está acabando se torna mais valioso e a autoridade faz com que a empresa passe um ar de experiência e que a pessoa se sinta mais confiante em realizar a ação.
Fale sobre a transformação: mostre ao futuro cliente o que irá mudar em sua vida depois de adquirir seu produto ou serviço.
Cite pesquisas: as pessoas costumam confiar em estudos, números e pesquisas, então as utilize para dar credibilidade.
Utilize verbos de ação: “baixe”, “faça” e “acesse” são verbos de ação usados para conduzir o usuário a realizar a ação desejada. Lembre-se sempre de usá-los.