Para escrever um texto de qualidade para um post para blog, Facebook, Instagram, entre outros canais de interação com o público, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. Alguns erros são muito comuns e comprometem não somente o texto, mas a imagem de uma empresa ou de um prestador de serviço. O trabalho de produção de conteúdo para a internet está cada vez mais profissionalizado, por isso é necessário estar cada vez mais atentos a todos os detalhes, principalmente aos que vamos apresentar a seguir:
Quais são as pessoas que irão ler o texto? Você já tem o perfil do público? Saber para quem o texto está sendo escrito é fundamental para a definição da linguagem mais apropriada. Esse trabalho vem antes mesmo de o texto ser escrito. Quem não pesquisa sobre o leitor, fatalmente cometerá um grande equívoco.
O público é formado em sua maioria por homens ou mulheres? De que idade? Pessoas com quais tipos de interesse? Qual é a melhor abordagem para este público? Qual linguagem agrada mais, formal ou coloquial? É um público que gosta de ler na internet?
É importante concentrar o máximo de informações sobre os leitores, sua localização, seus desafios, hábitos, histórias, motivações, entre outros pontos. Tudo isso vai ajudar bastante na composição do conteúdo mais agradável para cada público.
Muitas pessoas escolhem um tema para escrever, definem as palavras-chave, mas se perdem no meio do caminho. O texto começa a ser escrito e perde o sentido e falta conexão entre o começo, o meio e o fim. Por isso, é preciso definir tema e delimitação de tema, além de palavras-chave. Por exemplo:
Texto de 400 palavras sobre carros
Tema: automobilismo
Delimitação do tema: Carros 1.0 são bastante econômicos
A partir de então será possível criar uma estrutura lógica para o texto em um espaço para rascunho, deixando o texto interessante e organizado. Também é importante destacar que os textos para blog e redes sociais podem ser feitos em ordem direta, frases curtas e mensagem simples. Ou seja, são textos de leitura rápida. É importante manter o raciocínio do começo ao fim.
Outra dica importante para não errar na hora de estruturar o texto é elaborar o conteúdo sempre do item mais generalista até o ponto principal do tema, nunca o contrário.
Os erros de concordância verbal, concordância nominal, ortografia, pontuação, acentuação, conjugação verbal e outros, podem comprometer a credibilidade de uma empresa e são péssimos para a imagem de um profissional liberal, em uma página de Facebook de uma empresa, para o blog de uma empresa e até mesmo para sua imagem pessoal.
Os erros de português tiram a credibilidade do conteúdo, passam uma impressão de conteúdo amador, feito às pressas, sem preparo, pesquisa ou dedicação. Enfim, o texto não fica adequado para fins profissionais.
Além de prejudicar a imagem do cliente, os textos com erros de português são mais difíceis de serem lidos, pois a falta de pontuação torna o conteúdo confuso e bagunçado. Os erros de ortografia podem distorcer a comunicação, e a falta de apenas uma vírgula pode modificar o sentido da frase. Esse é um problema sério!
A orientação para evitar estes tipos de problemas é contratar um profissional, seja para escrever o texto ou para fazer a revisão do artigo. A releitura é muito importante, serve para encontrar falhas e corrigi-las antes da publicação. Também é possível contar com ferramentas como corretor ortográfico e, no caso do uso de expressões em outro idioma, uma ótima pesquisa é fundamental para se certificar tanto da grafia como do significado.
Este é um dos erros mais comuns, elaborar textos grandes demais para um tema simples, ou o contrário, fazer uma abordagem muito superficial de um assunto que exige pesquisa profunda e um nível maior de detalhes. O público tende a ficar muito frustrado com textos prolixos ou incompletos. Outro erro comum em textos muito longos é a repetição de palavras-chave, textos sem informação, feitos apenas para gerar tráfego através da busca orgânica.
Realizar uma boa pesquisa é fundamental para escrever um texto com conteúdo relevante, bem informativo e com alguns diferenciais. Se possível, procure consultar fontes próprias. Se vai escrever sobre saúde, pesquise em diversos sites médicos, assista a alguns vídeos, separe as informações mais relevantes por tópicos e só comece a escrever o texto quando tiver certeza de que o conteúdo será útil para os seus leitores!
Você está navegando no arquivo do blog 23 Studios pelo dia de 0, 3 de outubro de 2018.