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Marketing no Agronegócio: como se destacar no mundo digital

O perfil do agronegócio está mudando. Produtores e empresários do setor agrícola, já perceberam que, sem se destacar no mundo digital, perde-se dinheiro e muito mercado.

Nesse sentido, fazer com que um empreendimento tenha presença relevante na internet é essencial para o sucesso, em um mundo cada dia mais conectado.

Como realizar o marketing no Agronegócio e se destacar online? Confira no post de hoje 6 ações relevantes que irão te ajudar!

1. Em primeiro lugar crie uma estratégia de comunicação
2. Invista na criação de conteúdos de qualidade
3. Crie uma estratégia de Inbound Marketing
4. Apresentar o seu real diferencial nos meios digitais
5. Tenha um site atualizado e bem-posicionado no Google
6. Não copie a concorrência, mostre no que o negócio é diferente

1.      Em primeiro lugar crie uma estratégia de comunicação

Para um negócio decolar é indispensável fazer um bom uso da comunicação digital. Afinal, esta possui um grande peso na hora de instigar a confiança, confiabilidade e interação no público-alvo.

Quando falamos de comunicação digital nos referimos à publicação de qualquer conteúdo na web, tais como:

  • conteúdo escrito, como postagens em redes sociais, e-mails ou artigos de blog;
  • conteúdo visual, como vídeos postados no YouTube, fotos no Instagram e afins;
  • conteúdo de áudio, como podcasts.

Todos estes tipos de conteúdos publicados em diversas plataformas são, por definição, conteúdos digitais.

E, para se criar uma estratégia de comunicação eficaz é válido formular um plano de comunicação – um processo que ilustra as estratégias, atividades, tempos e recursos que serão utilizados para atingir os objetivos estabelecidos por uma empresa.

2.      Invista na criação de conteúdos de qualidade

No mundo competitivo do agronegócio, onde é necessário inventar os mais diversos artifícios para se destacar a concorrência e ser notado pelos consumidores, produzir conteúdo de qualidade é um fator chave.

Inclusive, os buscadores de pesquisa recompensam sites com conteúdo altamente informativo, educativo e útil, os colocando bem ranqueados nas primeiras posições, aumentando assim, o volume de acessos.

Na seção “Padrões de qualidade” do Google encontramos algumas diretrizes e princípios básicos para criar conteúdo de qualidade, tendo como exemplo:

  • Crie páginas para usuários, e não para mecanismos de pesquisa;
  • Evite truques para melhorar a classificação;
  • Pense no que torna seu site valioso e único. Faça seu site se destacar de outros do seu setor.

Além disso, o Google também nos fornece 5 critérios para distinguir conteúdo de qualidade, que deve ser:

  1. Útil e informativo: Quanto mais úteis forem as informações fornecidas, melhor. Lembre-se de que os usuários estão procurando por respostas.
  2. Credível: Use pesquisas, dados e evidências concretas. Links para fontes autorizadas, citações e depoimentos aumentam o nível de confiabilidade de um site;
  3. Alta qualidade: o conteúdo deve ser original e exclusivo, não uma cópia de outros sites. Tenha em mente que seu primeiro objetivo é oferecer ao usuário uma boa experiência e, não agradar os motores de busca;
  4. Envolvente: conteúdo de qualidade desperta emoções. Adicione imagens, cores (com moderação), fotografias da equipe e interaja com os visitantes com atualizações regulares, insira widgets de mídia social e dê espaço para comentários.

3.      Crie uma estratégia de Inbound Marketing

Inbound marketing é talvez a estratégia que melhor se adapta ao novo estilo de vida e hábitos de compra dos consumidores contemporâneos.

Afinal, o Inbound é sobre usar o marketing para fazer com que os clientes venham até você. Ao criar conteúdo projetado especificamente para os seus clientes ideais, você atrai prospects qualificados para a sua empresa.

Em comparação com os métodos clássicos de publicidade, este se adapta melhor aos novos hábitos de vida e de compra: em que os consumidores recorrem à web para pesquisar e coletar informações sobre os produtos que atendam às suas necessidades.

4.      Apresentar o seu real diferencial nos meios digitais

A diferenciação competitiva é essencial para se destacar no agronegócio, pois é fator principal que faz os clientes terem uma predileção pela empresa, a tornando superior aos concorrentes.

O diferencial não está relacionado apenas às habilidades profissionais, mas também a uma visão sistêmica do negócio. Companhias com distinções claras tendem a crescer mais rápido nos meios digitais que outras e se firmam como pioneiras no mercado.

Para fazer uma análise e saber se a sua marca tem vantagem competitiva, pergunte-se como o seu agronegócio se diferencia dos seus concorrentes e entrega valor aos seus clientes.

5.      Tenha um site atualizado e bem-posicionado no Google

O Google é o mecanismo de pesquisa preferido por 95% dos usuários em todo o mundo, logo ter um site ranqueado nas primeiras posições, em qualquer buscador, permite que o seu agronegócio seja facilmente encontrado.

Para permanecer bem classificado, em resumo, o site deve ser totalmente funcional e rápido, e oferecer uma boa experiência aos usuários, escolher as palavras-chave certas, produzir conteúdo de qualidade e otimizá-lo tanto do ponto de vista do SEO On-Page quanto SEO off-page.

E não se esqueça: é muito importante manter as páginas constantemente atualizadas para não ser pego desprevenido pelas mudanças no algoritmo da plataforma.

 6.      Não copie a concorrência, mostre no que o negócio é diferente

Para muitos, “espiar” os concorrentes e suas jogadas vencedoras, parece ser a melhor estratégia.

Certamente, soa como uma boa ideia seguir aqueles que trabalham na mesma indústria. Isto possibilita obter novas ideias e pontos de vista que a sua marca pode não ter considerado.

É válido aprender com seus concorrentes, o não indicado é: ser uma mera cópia deles. Copiar não é uma escolha sensata para atingir os objetivos do seu agronegócio. 

Portanto, para sobressair no seu ramo, não faça igual a concorrência, mostre no que o seu empreendimento é diferente.

Considerações finais

O agronegócio, é um setor que se apresenta em constante crescimento – o que também significa intensa concorrência.

Portanto, em busca de vantagens competitivas, muitos empresários agrícolas descobriram a importância do marketing como oportunidade de expansão do empreendimento.

Afinal, o marketing digital bem-feito atravessa fronteiras, enriquece os negócios e ignora qualquer diferença entre pequenos e grandes fabricantes.

Então, gostou do post de hoje sobre Marketing no Agronegócio: como se destacar no mundo digital? Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo – a sua opinião é muito importante para nós.

E, não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

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