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4 Formas de captar mais leads

No contexto das estratégias de marketing digital – nos últimos anos – a geração de leads conquistou um papel de liderança.

Afinal, uma empresa que ambiciona ser competitiva e alavancar o seu negócio, precisa buscar constantemente novos potenciais contatos.

Mas, o que são leads? Saiba tudo no post de hoje – além de 4 formas eficientes de captação. Confira.

O que é lead?

Lead é um indivíduo ou empresa que tem interesse em um produto/serviço, e por isso compartilha seus dados pessoais para receber algo em troca.

Ao preencher um formulário online (opt-in) a pessoa se insere em uma lista de contatos, constituindo um “lead”.

Uma especificação necessária a ser observada refere-se à qualidade do contato obtido. Quanto maior a qualidade dos leads, mais fácil será transformá-los em prospects e, finalmente, em conversões.

4 Formas de captar mais leads

1. Produção de conteúdos

O que é?

Entre os métodos mais eficazes para captar mais leads, o marketing de conteúdo certamente está no topo do pódio.

A criação, transmissão e compartilhamento de conteúdo editorial valioso é útil para aumentar o tráfego para o site corporativo, adquirir dados e informações sobre os usuários-alvo e convertê-los.

Vídeos, infográficos, postagens em blogs, redes sociais. Não existe um conteúdo taxado como o melhor – na realidade, a atenção à qualidade é a regra principal.

Como ajuda na captação de leads?

A técnica de Marketing de Conteúdo é a que mais consegue prender a atenção do usuário.

Conteúdos interessantes e bem escritos em conformidade com as regras de SEO (Search Engine Optimization) garantem uma boa indexação, aumentam o tráfego orgânico ao site da empresa e multiplicam a possibilidade da sua marca ser encontrada.

Portanto, a produção de conteúdo:

  • Aproxima o usuário do seu site.
  • Gera interesse no usuário a ponto de convencê-lo a deixar informações sobre si (preenchendo formulários)
  • Através da produção de conteúdo sempre atualizado, pode-se aumentar a confiança do lead, até torná-lo um cliente.

2. Tráfego Pago

O que é?

Tráfego pago é todo aquele obtido graças à publicidade que estamos dispostos a pagar. No campo da web marketing, a internet é utilizada como meio de mostrar as nossas mensagens promocionais aos potenciais consumidores.

Sendo obtido quando você incentiva os usuários a clicar em anúncios que usam diferentes exibições, como:

  • Pop-ups: uma janela que aparece automaticamente na tela quando você acessa uma página. Isso geralmente é um anúncio de propaganda ou promoção.
  • Banners: uma imagem na forma de um retângulo que é exibida ao lado do conteúdo básico de um site. Geralmente contém textos.
  • Apresentações de vídeo.

O tráfego pago pode ser gerado com base em certos tipos de publicidade paga, incluindo PPC – oferecido pela maioria das plataformas de publicidade.

Como ajuda na captação de leads?

Graças ao tráfego pago, é possível atingir um público maior. Afinal, o seu anúncio pode ser disponibilizado em diversas plataformas, tais como o Google Ads, Youtube Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads.

O que ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio para um nível novo de pessoas, e assim, capturar muitos leads.

3. SEO

O que é?

O significado de SEO é “otimização de mecanismos de busca”, ou seja, as técnicas de SEO ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo do seu site.

O mecanismo de busca é um sistema automatizado regido por um algoritmo, como o do Google, que retorna um índice de conteúdo (links para páginas da web) quando o usuário pesquisa digitando uma palavra-chave ou uma frase-chave.

Os resultados assim obtidos são listados na chamada SERP (Search Engine Result Page) de acordo com uma ordem, a partir do mais relevante para as intenções de busca do usuário.

O motor de busca, portanto, se encarrega de encontrar e organizar a informação na web pela criação de índices personalizados de acordo com:

  • a intenção de pesquisa,
  • os hábitos de navegação e geolocalização (seo local) da pessoa que digita as palavras-chave.

Como ajuda na captação de leads?

A indexação SEO é, portanto, uma atividade que permite posicionar-se no topo das páginas de resultados de pesquisa.

Claramente, a melhor maneira de captar mais leads, pois aumenta a visibilidade da sua marca e reforça a sua reputação, facilitando assim a geração de contatos e consequentemente a aquisição de clientes.

Para conseguir se posicionar no topo da primeira página do Google ou de outros diretórios da web, no entanto, não basta presidir as palavras-chave certas e trabalhar consistentemente no conteúdo para ganhar autoridade.

Também é necessário supervisionar outros aspectos técnicos: a estrutura do site, sua estrutura, links internos e externos.

4. Produção de materiais ricos para download

O que são?

Materiais ricos referem-se a todo conteúdo criado para gerar e nutrir leads. Uma vez na landing page, o usuário é convidado a deixar seus dados para baixar ou acessar um conteúdo premium gratuito.

O material rico é uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo, e existem três elementos-chave para a sua publicação:

  • o material em si;
  • uma landing page que contenha um formulário para capturar informações do lead;
  • Estratégias de divulgação para que o público-alvo tome conhecimento do material rico disponibilizado.

Como ajuda na captação de leads?

Uma das principais formas de obtenção de leads é por meio das chamadas iscas digitais (materiais ricos) – que como vimos são conteúdos exclusivos para download oferecidos ao público-alvo em troca de seus dados. Podem ser podcasts, ebooks, guias, templates, checklists, infográficos, etc.

Uma estratégia que utiliza os materiais ricos em conjunto com um CTA (call-to-action) persuasivo, terá um resultado muito positivo na captação de leads.

Considerações finais

Uma empresa, mesmo com uma boa carteira de clientes, não pode pensar em basear seu faturamento apenas nos contatos existentes.

A geração de leads é um passo fundamental para assegurar que, esgotado o ciclo de vida de um, possamos contar com o início da trajetória de outro, estabilizando os volumes de vendas.

A geração de leads serve, portanto, para injetar sangue vital no negócio e inserir novos clientes que por sua vez podem gerar clientes, em um círculo virtuoso e sem interrupções.

Então, gostou de saber mais sobre as 4 formas de captar mais leads? Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência, deixe nos comentários abaixo – a sua opinião é muito relevante para nós.

E, não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima.

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