O que é Marketing 4.0
Já passamos pelo marketing 1.0, pelo 2.0 e pelo 3.0, e agora? Em qual estamos? Nesse momento, você pode estar pensando: “mas marketing não é uma única coisa, sempre igual?” e a resposta é não. O mercado já passou por diversos estágios e o mais novo dele, o qual nos encontramos nos dias de hoje, é o marketing 4.0.
Resumindo os estágios do marketing: o marketing 1.0 tinha como foco o produto em si, a comunicação era feita para apresentar as características dele e o porquê os consumidores deveriam comprá-lo. Já o 2.0 surgiu com a popularização da televisão e do rádio, e o objetivo principal das ações eram ter a preferência do consumidor. O marketing 3.0, já mais atual, enxerga valor na relação marca e cliente e em uma boa experiência de compra.
Hoje em dia, temos um cenário muito mais tecnológico, com a internet nos conectando a tudo e a todos a qualquer momento. Então, por exemplo, pense em suas últimas compras; a internet estava presente de alguma forma, certo? Seja na pesquisa de marcas, de preços ou de avaliações de satisfação. Isso é o marketing 4.0. É a revolução digital para as empresas, que hoje buscam transformação digital e sentem a necessidade de estar presentes em todos lugares e a todo momento.
O estágio que estamos hoje surgiu após três grandes avanços da tecnologia:
O uso das redes sociais
As redes sociais se tornaram os canais mais importantes e mais acessados pelos usuários de internet em todo o mundo. Então, o interesse das empresas em atrair possíveis clientes nessas plataformas aumentou consideravelmente.
O surgimento do Google
Aposto que quando surge alguma dúvida ou a necessidade de buscar por algo, o primeiro lugar no qual você pesquisa é o Google, certo? Pois bem, a plataforma se tornou referência em mecanismo de buscas da internet e, claro, se tornou um canal disputado para quem aparece primeiro.
Hoje, é muito importante investir em um site responsivo, que tenha conteúdo de qualidade, para que o trabalho da empresa se destaque e apareça antes dos concorrentes na lista do Google.
Os negócios digitais
O mercado mudou muito com o avanço da internet; apareceram aplicativos inovadores, novas plataformas e sites que oferecem serviços e fazem do mundo digital um meio de negócio, como Waze, Uber, Netflix, Spotify e muito mais.
Os passos para aplicação do marketing 4.0 a um negócio são muitos, porém, com o auxílio de uma agência digital, o trabalho fica bastante simplificado; tendo em vista que a agência possui profissionais capacitados, utiliza ferramentas especiais e se baseia em estratégias que realmente funcionam. Ao ser aplicado de forma correta, os bons resultados são garantidos.
A 23 Studios é uma agência 100% focada em marketing digital e está à disposição para ajudá-lo a aplicar o marketing 4.0 em sua empresa. Faça contato!
Que bom que você está gostando dos nossos artigos, confira também as nossas redes sociais: Youtube – Instagram – Facebook – Linkedin