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Os 5 erros fatais do e-mail marketing

Ao planejar estratégias de marketing digital, muitas pessoas colocam em seu “mix de ações” o e-mail marketing, considerada há muitos anos uma excelente estratégia de marketing direto, ao possibilitar um contato muito mais rápido com o seus clientes.

Porém, vamos listar aqui alguns dos principais erros que você deve evitar antes de começar a sua campanha.

Não se preocupar com uma boa chamada

não se preocupar com a chamada é um grande erro
Mans hand holding megaphone with promotional text vector poster. Communication and megaphone message announce good new illustration

Mesmo evitando os erros que comentaremos abaixo, na pressa de realizar o envio poucas pessoas se preocupam em fazer uma boa chamada. O conteúdo pode até ser interessante, mas o e-mail chega na caixa do cliente mas sem um título chamativo, fazendo com que em diversas ocasiões o cliente não abra a sua mensagem.

Portanto, é muito importante que, quando você for fazer a sua estratégia de e-mail marketing, pense já no início em como criar um título impactante para que ative a curiosidade do seu destinatário e ele abra a sua mensagem.

Não prestar atenção à frequência e volume de envios

homem estressado correndo
Stressed man running away from his work

Pare e pense com sinceridade: você lê diariamente todos os e-mails de campanhas que chega à sua caixa de entrada do seu e-mail? Ou se lembra daquela marca que você se cadastrou para receber novidades e nunca mais te mandou uma promoção sequer?

Pois bem, muitos querem fazer campanhas de e-mail marketing esperando excelentes resultados logo no começo, desconsiderando que há um período de “latência” no qual o cliente assimila o que viu, ouviu ou leu, e por isso na ânsia disparam mensagens sem parar, ou então adotam o contrário: por achar que não surtiram o resultado esperado, enviam uma única campanha e depois param.

O e-mail marketing deve ser encarado como o marketing direto de relacionamento, e para que essa estratégia realmente funcione você precisará manter uma certa cadência (nem pouco demais e nem em excesso), evitando o temido “unsubscribe” da lista ou o então o completo esquecimento.

Escolher mal o servidor de envio

computador com e-mail marketing que chegou na pasta de spam
Full email inbox of spam. Spammer letters in full mailbox on computer screen isolated. Computers virus scam lot messages junk in letterbox vector icon flat illustration

É certo que o conteúdo e o visual da campanha de e-mail marketing precisa ser muito bem elaboradas, mas não escolher cuidar da parte técnica e deixar de escolher cuidadosamente uma boa ferramenta de gestão de e-mail marketing pode prejudicar e muito os resultados desejados.

Isso acontece porque ele é o responsável por entregar a sua mensagem, o servidor precisa atender os requisitos técnicos para que o seu receptor, ou seja, o seu cliente consiga receber a mensagem de maneira adequada, e que ela evite ao máximo não ser enquadrada como Spam (lixo eletrônico).

Além das configurações, outros critérios técnicos mais profundos precisam ser levados em conta pelo seu servidor, tais como a política aplicada a outras empresas e pessoas que usam a mesma ferramenta que você.

Na hora de contratar uma ferramenta ou servidor para fazer o envio das suas mensagens é importante que você não contrate apenas olhando para os valores das mensalidades; esteja também atento quais são as políticas de qualidade que esse servidor aplica tanto para você quanto para os demais que nele estão alocados.

Não se constranja em perguntar para a sua agência de marketing digital ou para a própria ferramenta que está sendo contratada como ela cuida dos servidores e o que ela faz para que os envios sejam bem qualificados pelos servidores que irão receber as mensagens.

Não planejar adequadamente as pautas

homem planejando pautas do e-mail marketing
Close-up view of young businesswoman working on his plan writing the idea on notebook with digital tablet.

Durante o planejamento de pautas é preciso considerar:

  • Quais são os assuntos que mais despertam o interesse do público-alvo ou cliente ideal (persona);
  • Que leads já foram geradas no sistema de automação de marketing (formulários preenchidos e e-mails cadastrados para receberem novidades);
  • Lista de ligações recebidas e outras fontes de contato da empresa.

Tudo isso são fontes ricas de informações que, ao serem desconsideradas, deixam de contribuir para um resultado favorável para as próximas campanhas.

O planejamento de pautas para o e-mail marketing deve dar tranquilidade ao seu processo e uma visão de quando os e-mails estão sendo enviados, e de quando você precisará criar novas pautas para que o cadenciamento de envios dos seus e-mails. fique equilibrado de tal maneira que o seu público não fique enjoado de receber ou muitas coisas ou coisas desinteressantes quando ele abre a sua caixa de mensagens.

Comprar lista de e-mails (é uma má ideia há séculos!)

mulher indignada com e-mail marketing que chegou
upset young girl reading a message in a smart phone sitting in a sofa at home

Infelizmente esta prática no e-mail marketing é uma das que consideramos mais graves, pois quando este contato recebe a sua primeira mensagem de e-mail poderá se questionar:

“O que é isso? Não me lembro dessa empresa/pessoa…”

(CLIENTE, EM UM ANO QUALQUER)

De todas as falhas que você pode cometer, essa seria a mais grave, tanto por correr o risco de te trazer implicações judiciais, prejudicando a imagem da sua marca, quanto por gerar algo quase irreversível e ainda pior que é a aversão à sua empresa!

Evite esses erros e comece a fazer a coisa certa

Agora que você já sabe o que não fazer, acesse nosso material e prepare-se para montar a sua base de contatos de maneira mais assertiva.

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