![IDEIAS DE CONTEÚDO PARA PRODUZIR](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/IDEIAS_DE_CONTEUDO_PARA_PRODUZIR_TOPO__23Studios-1024x444.png)
Para que você precisa de ideias de conteúdo? O conteúdo tem o poder de agregar valor à sua marca e preparar o cliente para novas compras. Mas é preciso muito cuidado desde a concepção da ideia.
Por onde começar?
Às vezes você vê outras empresas produzindo conteúdos maravilhosos, seja da concorrência ou de outros empreendimentos, e tem o desejo de fazer a mesma coisa, mas não sabe por onde começar.
![ideias de conteúdo para serem produzidos](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/IDEIAS_DE_CONTEUDO_PARA_PRODUZIR_23studios-1-1024x444.png)
Para te ajudar, separamos para você algumas ideias para servir como ponto de partida para o planejamento de conteúdo da sua marca:
Antes de tudo, seja autêntico
Saiba que você pode até se inspirar em outros conteúdos e não há nada de errado nisto. O problema é quando você opta por “pegar emprestado” conteúdos prontos de outras marcas, que além de dificultar a identidade da sua marca ainda pode implicar em processo por estar utilizando material com direitos reservados. E não queremos nada disso, não é mesmo?
Comece pelas dúvidas frequentes dos seus clientes
Com certeza você começou um negócio que ajudaria as pessoas a resolverem problemas do seu dia-a-dia. Os clientes que acreditam no seu trabalho são ótima fonte de informação. Lembre-se daquelas dúvidas que são as mais comuns, aquelas que você já pode até estar cansado de tanto responder, mas que para novos clientes ainda podem ser novidade.
![conteúdo baseado em dúvidas frequentes dos clientes](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/PRODUCAO_DE_CONTEUDO_BASEADO_EM_DUVIDAS_DOS_CLIENTES_23Studios-1024x444.png)
Descubra os erros comuns de uso do produto ou serviço consumido e ensine-os formas de corrigir
Ainda que você tenha fornecido manual junto com o produto ou a usufruir dos seus serviços, muitos acabam negligenciando as boas práticas por pressa, preguiça ou por terem dificuldade de assimilar o formato das instruções fornecidas (texto por exemplo).
Nesse caso, experimente criar algo que mostre quais são e o que podem fazer, de forma simples, em um formato mais atraente para o público-alvo (vídeo por exemplo).
Tutoriais ou passo-a-passo
Ensinar a fazer não significa que você vai “entregar suas ideias de graça!” Você pode ensinar como aplicar o seu produto ou serviço de diversas maneiras. Se você cria fermentos, pode ensinar diversas receitas de doces e salgados que usam seus produtos como ingredientes.
![produção de tutoriais ou passo-a-passo](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/PRODUCAO_DE_TUTORIAIS_OU_PASSO_A_PASSO_23STUDIOS-1024x444.png)
Se você desenvolve peças de roupa, pode mostrar como elas se aplicam em determinadas estações do ano e de acordo com a moda da época que estão sendo comercializadas.
Guias
Os e-books são excelentes neste quesito, e aqui o que interessa é o design atraente e a relevância. Criar guia no formato .pdf que pode ser aberto nos principais smartphones e computadores mais recentes facilitam a montagem ou aplicação de serviços.
![produção de conteúdo para ebook](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/PRODUCAO_DE_CONTEUDO_PARA_EBOOK_23Studios-1024x444.png)
A montagem de um móvel, como uma bicicleta ou brinquedo, que podem ser feitas sem muita qualificação, são ótimos exemplos. Instituições de ensino de pré-vestibular podem elaborar guias de como se preparar para a temporada dos principais vestibulares do país.
Ideias de conteúdo para canal no YouTube
O YouTube sem dúvidas se tornou um dos canais de comunicação mais populares do Brasil e do mundo, pela facilidade do acesso e pelo engajamento. Você pode criar um canal no YouTube para sua marca, para distribuir os conteúdos. Use uma linguagem que aproxime sua marca do seu público, sem “forçar a barra”, lembrando que autenticidade é fundamental.
![produção de conteúdo para youtube](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/IDEIAS_DE_CONTEUDO_PARA_YOUTUBE-1024x444.png)
Mostre o processo e não somente o produto final
Vídeos que mostram você criando um produto ou produzindo determinado serviço podem fazer com que o cliente perceba que há esforço e cuidado na preparação daquilo pelo qual está pagando. Mas tome cuidado! Esteja certo de que normas do seu setor (higiene por exemplo) estão sendo seguidas, caso contrário, pode gerar o efeito contrário, isto é, mostrar que seu produto ou serviço “não vale o que custa”.
Ideias de conteúdo para Instagram
O ponto forte do Instagram ainda continua sendo as fotos, mas atualmente há outros formatos que podem ser aplicados, como os Stories (conteúdos que somem em 24 horas) e vídeos. Além das ideias já mencionadas, você pode compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos, fotos e vídeos dos produtos e serviços sendo usados, dicas importantes e novidades do setor.
![ideias de conteúdo para instagram](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/IDEIAS_DE_CONTEUDO_PARA_PRODUZIR_NO_INSTAGRAM_23studios-1024x444.png)
Digamos, por exemplo, que sua empresa seja uma imobiliária. Dependendo do seu perfil de cliente, é interessante compartilhar não somente novidades sobre contratos, alterações na lei e na administração de imóveis, mas também dicas que facilitem o dia-a-dia dos proprietários e inquilinos, ajudando-os a tornar a experiência deles ainda mais positiva, mostrando que você os entende e está disposto a oferecer conteúdo de qualidade que os ajude a tomar decisões melhores.
Ideias de conteúdo para blog
Foi-se o tempo que os blogs eram somente um ambiente para uso pessoal ou de caráter informativo. Conteúdo de marketing, isto é, que atraia e mantenha clientes engajados também pode fazer parte deste tipo de canal.
![mulher conferindo conteúdo para blog](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/CONTEUDO_PARA_BLOG-1024x444.png)
Nesse ambiente, você pode investir em um conteúdo mais robusto, ou seja, que ajude não somente a “derrubar as barreiras” que o estão impedindo de consumir de você, mas também que transmitam confiança na sua marca, que você sabe o que está fazendo e está sempre em busca de novos conhecimentos, inclusive para eles.
Gerador de ideias de conteúdo
Seria ótimo que existisse um gerador de conteúdo automático, não é mesmo? Assim já poderíamos sair por aí produzindo e publicando. Mas a verdade é que, quanto mais você se habituar a produzir novos conteúdos e receber feedback dos clientes, mais você irá entender e aperfeiçoar as novas produções.
![parceria para produção de conteúdo](https://gdss23.com/wp-content/uploads/2020/01/PARCERIA_PARA_PRODUCAO_DE_CONTEUDO___23Studios-1024x444.png)
Entendendo qual é a essência que melhor identifica sua marca e atrai a atenção da sua persona, o processo poderá ser aperfeiçoado e daí então você já poderá começar a pensar no próximo passo: o de manter a qualidade e contar com parcerias que façam esse trabalho por você, que estará cada vez mais focado em entregar novas soluções para os clientes.
Lembre-se volume não é qualidade
Não há uma receita pronta, mas um caminho por onde você pode começar a trilhar e em seguida construir a própria estrada!
Brinde! Mais ideias de conteúdo para produzir: assunto que está em alta; relatórios de pesquisa; reviews ou resenha; notícias; listas; pesquisas; entrevistas; guest posts; estudos de caso; histórias de sucesso; dicas; série de posts; datas comemorativas.
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