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Como vender produtos e serviços no Instagram

Para quem precisa vender produtos e serviços, o Instagram não pode ser ignorado. É uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo; sendo assim, estar presente na plataforma, tanto para uso pessoal como para uso corporativo, é de extrema importância, já que a rede potencializa as vendas e destaca perfis. 

De antemão, e já abordado anteriormente, é interessante que se saiba o que é o Instagram e como ele funciona. Sabendo disso, torna-se capaz criar estratégias de marketing de conteúdo e beneficiar-se dos recursos disponíveis por ele. 

Segundo um levantamento feito em janeiro de 2020, o Brasil é o terceiro colocado em números de usuários de Instagram em todo o mundo, com 77 milhões de pessoas conectadas; estando atrás apenas dos EUA, com 120 milhões, e da Índia, com 80 milhões. Tendo esse grande número em vista, é possível visualizar o quão proveitoso é investir nos recursos da plataforma.  

Além da versão pessoal, o Instagram possui a versão comercial, que dispõe de dados relevantes para as pessoas que visam se dedicar aos negócios, tendo acesso às características do público, horários em que as publicações possuem maior alcance e muito mais.  

Para transformar sua conta pessoal em uma conta profissional atrativa, disponibilizamos um checklist bem completo que irá te direcionar. Ainda pensando nisso, selecionamos 6 dicas que te ajudarão a usar o Instagram de forma profissional. 

#1 Organize seu feed 

Feed de posts no Instagram da 23 Studios para vender produtos e serviços
Feed do Instagram da 23 Studios

Ter o feed organizado, além de causar uma primeira impressão positiva, transmite profissionalismo e contribui muito para que a marca seja reconhecida. 

Para organizá-lo, aplique filtros semelhantes nas imagens, padronize as cores, utilize as grades de forma criativa ou combine 3 em 3 fotos. Além de fotos e vídeos, publique também imagens de respiro, que são fotos mais “clean”, de objetos, paisagens ou frases. 

#2 Publique conteúdos de qualidade  

Conteúdos relevantes e de interesse do público chamam a atenção e criam impacto positivo para a empresa. É importante também prezar pela qualidade das imagens e dos vídeos, afinal, fotos e vídeos embaçados ou cortados tiram a credibilidade da publicação. 

Além dos posts no feed, use o IGTV, recurso que funciona como um YouTube para a plataforma. Nele, é possível publicar vídeos mais longos do que 1 minuto (o feed só suporta vídeos de até 1 minuto) e tem sido bastante utilizado pelas empresas e influencers. 

#3 Faça Stories 

Os Stories possuem bastante alcance e recursos, e, por isso, use a abuse deles. Use as enquetes para coletar informações valiosas sobre preferências de seus seguidores, use a caixa de perguntas para que eles te façam questionamentos ou deixem sugestões e faça testes para saber se eles estão engajados com sua marca. 

#4 Use hashtags 

Utilizar hashtags atrai seguidores interessados na sua área de negócio, já que elas funcionam como um “filtro” para encontrar publicações sobre um assunto em específico. 

Ao fazer uma postagem, use hashtags na legenda com palavras-chave que tenham relação ao conteúdo. Assim, quando alguém interessado pesquisar por uma palavra-chave utilizada, seu conteúdo aparecerá para essa pessoa. 

#5 Patrocine publicações 

O patrocínio de posts ajuda com que seus conteúdos sejam direcionados para um número maior de pessoas do que o habitual. Você seleciona o público que deseja atingir, investe uma quantidade de dinheiro por dia e seus posts ganharão um super alcance. Para quem pensa em vender também no Instagram, essa é uma das estratégias que amplia a visibilidade de novidades, promoções, campanhas, etc.

#6 Faça análises  

O Instagram dispõe de recursos para saber o melhor horário para publicar conteúdos, saber o número de pessoas que visualizam os posts, localização e gênero dessas pessoas, detalhes dos Stories, comentários e curtidas. Todos esses são dados relevantes para entender o comportamento dos seguidores e elaborar estratégias. 

Vender produtos e serviços no Instagram é possível

Ao colocar em prática os itens acima, você aumenta as chances de vender para o seu público-alvo no Instagram, porque torna sua marca mais próxima dele.

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