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Planejamento de Marketing Digital: ame-o ou morra

Toda empresa precisa se adequar e evoluir para sobreviver, principalmente nos dias de hoje, em que a competitividade entre as organizações está acirrada em todos os mercados. Não importa se você, empreendedor, tem uma pequena, média ou grande empresa, em algum momento da sua trajetória, você vai perceber que é preciso investir em marketing digital para continuar competitivo e com uma presença notável no mundo digital.

Isso ocorre por que a evolução tecnológica e a democratização do acesso a smartphones e computadores mudaram radicalmente os padrões de consumo da população. Basta que você pense em sua própria rotina: quando precisa encontrar algum produto ou serviço específico, onde é mais fácil encontrá-lo? A resposta é: no Google!

Nesse contexto, chega-se a uma conclusão bastante óbvia: quando falamos em planejamento de marketing digital, sua empresa tem duas escolhas: amá-lo e crescer ou odiá-lo e morrer com o inevitável esquecimento do público consumidor. Parece catastrófico demais, mas é verdade. Os novos consumidores estão adaptados e, mais do que isso, condicionados a buscarem produtos e serviços online. Sendo assim, sua empresa precisa estar na internet para sobreviver.

Para os negócios mais tradicionais, nos quais os gestores ainda encaram o marketing digital como um mistério a ser desvendado, contar com o auxílio de uma agência de marketing digital é a chave para campanhas digitais mais sólidas, principalmente, é a maneira mais segura de planejar o marketing digital e evitar erros.

 

 

Como planejar os investimentos e as ações em marketing digital?

O planejamento de marketing digital deve ser feito a partir de um diagnóstico inicial da realidade de cada empresa. Em primeiro lugar, deve-se definir: quem  é o cliente em potencial, como alcançá-lo, o que ele espera e o que pensa. Também é importante levar em consideração o histórico de cada empresa, seu setor de atuação, sua cultura e a forma como ela deseja abordar seus clientes
no universo digital.

É preciso definir o posicionamento da empresa, os canais mais adequados para a sua comunicação e publicidade online, o orçamento disponível para as ações de marketing digital e seus objetivos.

Fazer um planejamento minucioso. E isso significa que este planejamento não pode ter apenas duas linhas, mas precisa ser estruturado com começo, meio e fim.

Veja algumas dicas importantes:

1 – O planejamento de Marketing Digital deve conter todas as ações que serão executadas no ambiente online para destacar uma empresa. A construção da estratégia precisa ter objetivos, características do negócio, pesquisa do mercado, metas claras de comunicação, análise da concorrência, identificação do público e da linguagem mais adequada e plano de ação.

2 – Começar a colocar o planejamento de marketing digital em prática exige a escolha dos canais de comunicação que serão utilizados, a definição das campanhas de mídia paga, a produção de conteúdo original, o cronograma de publicações em redes sociais e blog, a distribuição do conteúdo na internet, o monitoramento dos resultados e a análise para atualizações das estratégias.

Erros que devem ser evitados no planejamento de marketing digital

Para que o planejamento de marketing digital seja eficiente é preciso ter em mente a função principal desse tipo de estratégia e evitar que falhas na comunicação prejudiquem a mensagem de chegar até as pessoas.

É importante entender o perfil do cliente que se deseja alcançar. Outra dica importante é segmentar a comunicação para cada persona, além de diversificar os canais, direcionando os investimentos para as plataformas que garantem melhores alcances, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, entre outras mídias sociais. Mensurar a visibilidade e o alcance das publicações é uma forma de evitar o desperdício de dinheiro.

Outro erro que deve ser evitado é a falta de frequência nas postagens. É fundamental que as publicações nas redes sociais tenham uma regularidade preestabelecida no planejamento de marketing digital. Toda comunicação deve ser feita de forma inteligente e postada nos dias e horários de pico, que proporcionam maior alcance e resultados mais efetivos.

 

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