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Os seis erros principais do marketing digital

E o 7º é um bônus que, se corrigido, pode salvar seu negócio

Imaginar que criar uma fanpage no Facebook ou um perfil de Instagram seja suficiente como estratégia de marketing digital é um grande erro. A empresa que deseja se destacar com uma campanha na internet, deve contar com diversificação de investimentos, consultoria de profissionais especializados e direcionamento de recursos para as campanhas com melhores índices de ROI (Retorno Sobre Investimento). Também é importante analisar as métricas periodicamente e apostar na interação rápida e qualificada com os consumidores.

No entanto, o que ocorre é que, em muitos casos, há a adoção de posturas amadoras no uso das ferramentas digitais por parte das empresas, o que pode influenciar negativamente a imagem corporativa, além de afastar os clientes ao invés de atraí-los.

Confira os 6 principais erros cometidos por empresas que tentam trabalhar o marketing digital sem conhecimento ou suporte especializado: 

1. Compra de seguidores

Algumas empresas adotam estratégias equivocadas de marketing digital, a fim de inflar seu número de seguidores nas redes sociais. Para tanto, elas fazem a compra de seguidores e curtidas, criando uma falsa popularidade na rede. O ideal é adotar estratégias honestas e profissionais, que possam atrair pessoas realmente interessadas e que gostem da marca, dispostas a desempenhar uma interação real. 2. Compra de listas de e-mails e contatos

2. Compra de lista de e-mails

Outro erro é comprar listas de e-mails, uma ação sem segmentação e planejamento, que leva a empresa a ter contatos que podem não ter relevância para o negócio. Considere que:

  • Ter muitos seguidores não significa necessariamente ter sucesso;
  • Anunciar bicicletas para quem deseja comprar carros pode ser custoso e não dar o resultado esperado;
  • Descubra se os contatos são reais, ativos e relevantes para o seu negócio.

3. Deixar de divulgar o diferencial da empresa

Diversas empresas se esquecem de apresentar os diferenciais de seus produtos e serviços na internet, perdendo a chance de destacar a empresa frente à concorrência.

Preocupe-se em justificar a qualidade e não preço, seja relevante e invista tempo estudando como apresentar o seu diferencial pois se você for igual a todos, infelizmente você será alvo de pechinchas e necessitação sempre de um produto mais barato, se você tem qualidade/exclusividade as pessoas brigam pelo seu produto ou serviços.

  • Qual seu diferencial?
  • Como você trabalha?

4. Ser extremamento adepto ao “faça você mesmo”

Você é arquiteto(a) especialista no que faz, mas no dia do seu casamento teria coragem de fazer você mesmo o bolo seguindo um receita no youtube?

Muitos profissionais de várias modalidades por vezes cometem esse erro grave não contratam uma assessoria/consultoria especializada de marketing digital por imaginar que se trata de um investimento caro. Fazer um serviço que deveria ser realizado por profissionais de marketing por conta própria traz à empresa a chance de cometer erros de difícil reparação ou até mesmo irreparáveis.

Pergunte-se:

  • Vou dedicar um tempo e farei eu mesmo todas as atividades da empresa?  
  • Tenho a capacitação adequada para todas as tarefas da empresa?  
  • O meu cliente também teria condições de fazer o meu produto sem grande perca de tempo e dinheiro?  
  • Minha concorrência diz que faz tudo sozinho, será que é mesmo verdade? ou você contaria um segredo assim tão facilmente.

5. Falta de ineditismo na rede

Empresas que não investem em produzir conteúdos e imagens de alta qualidade também estão cometendo erros. 

É importante entender que se você não entrega uma novidade para o seu cliente ele não vê porque voltar ao seu site, blog, ou rede social, seja ela Facebook, Linkedin, Instagram etc.

Além de uma chamada inédita, foque na qualidade de boas imagens para causar uma boa impressão em quem vê o seu conteúdo e assim finalizar sua chamada com sucesso.

Procure entregar um presente a quem acessa seu material, e esse presente em 99% dos casos precisa ser um bom conteúdo, sem propaganda e sem solicitação de emails etc, para que ele possa ler/acessar o material.

6. Falta de objetivo

O último erro dessa lista diz respeito à falta de objetivo claro nos conteúdos compartilhados nas redes sociais. Toda postagem deve ter um objetivo de comunicação e engajamento.

Muitas vezes se escreve e ao final da leitura nada o leitor aprendeu, tenha em mente que ao publicar um artigo queira realmente informar e ajudar o seu visitante, isso vai gerar empatia por que acessa seu material e fidelidade para continuar acessando e te seguindo

Qual o seu objetivo quando publica algo:

  • Informar?
  • Engajar?
  • Apresentar novidades?
  • Fazer promoções?

Bônus

7. Não conhecer o seu cliente!

Subestimar ou superestimar o conhecimento de quem é o seu cliente pode custar (além de muito dinheiro) a continuidade dos seus negócios.

Se você não dominar este conhecimento tudo está perdido, acima de todas as dicas aqui citadas saber quem é o seu cliente e do que ele gosta vai lhe poupar uma montanha de dinheiro, e conhecer é ir além do famoso “kit medíocre de informações”. A saber:

  • Gênero
  • Idade
  • Onde mora
  • Renda

Obtenha um “kit efetivo de informações”, com informações detalhadas como:

  • Nome
  • Idade
  • Onde mora
  • Poder aquisitivo
  • Como compra
  • Quando gosta de comprar;
  • O que ele sente quando compra (impulso, motivação de terceiros, medo, inveja, etc)
  • Em quanto tempo pode voltar a comprar novamente.

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